domingo, 5 de maio de 2013

Capitalismo



       É um sistema econômico e social baseado na propriedade privada dos meios de produção, que tem em vista o lucro, do qual os trabalhadores não participam; estes recebem um salário em troca de sua força de trabalho.
      O capitalismo busca a produção e a comercialização de riquezas orientada pelo lucro e não pela necessidade das pessoas. Isto é, o capitalista dirige seus investimentos não conforme o que as pessoas precisam, o que falta na sociedade, mas pela busca do que dá mais lucro.

CARACTERÍSTICAS
- Toda mercadoria é destinada para a venda e não para o uso pessoal
- O trabalhador recebe um salário em troca do seu trabalho
- Toda negociação é feita com dinheiro
- O capitalista pode admitir ou demitir trabalhadores, já que é dono de tudo (o capital e a propriedade)

sábado, 4 de maio de 2013

Globalização




                                                                                                                                                                    
           É um processo de integração econômica, cultural, social e política. Esse fenômeno é gerado pela necessidade do capitalismo de conquistar novos mercados, principalmente se o mercado atual estiver saturado.
           A intensificação da globalização  aconteceu na década de 70, e ganha grande velocidade na década de 80. Um dos motivos para essa aceleração é o desenvolvimento de novas tecnologias, como por exemplo, no ramo da comunicação.
  
Como ocorre a globalização?
Veja o exemplo abaixo para ter uma idéia de como acontece a globalização, e o que é ela.
• O produtor efetua a compra da matéria-prima de qualquer lugar do mundo, onde ela seja barata e de boa qualidade.
• Instala a sua fábrica aonde a mão de obra é mais barata. O lugar não importa muito para onde serão vendidos os produtos.
• Após a fabricação do produto, o produtor distribui sua mercadoria para qualquer lugar do mundo que ele desejar.
Na globalização você pode comprar um produto que foi fabricado do outro lado do mundo, como por exemplo China, mas utilizando a matéria-prima que foi comprada em outro país.


sexta-feira, 3 de maio de 2013

Onde o Consumismo vai parar ?




O mundo cultua o novo, descartando cada vez mais os produtos sem se preocupar com o seu destino. Para manter este consumo ,pressionamos os ecossistemas da Terra e sua capacidade de recuperação . À mudança climática somam-se outros problemas do consumismo crescente que já começamos a enfrentar , como a poluição do ar , o desmatamento , a exploração do trabalho , as doenças infecto-contagiosas , a escassez de água .. A lista de problemas é grande ,é verdade . Porém , nós , como cidadãos do mundo , precisamos agir , e alguns , ainda bem , já estão agindo !

   

Alienação





          É uma forma de tirar a identidade das pessoas. Uma pessoa alienada é aquela que age sem saber das coisas. É uma pessoa que vive mas não dá importância para o que se passa no mundo. Que não luta pelos seus ideais e que se submete a qualquer coisa. Algumas pessoas são tão alienadas que não sabem nem mesmo a situação que nosso país está vivendo. O governo e a mídia são os principais agentes na alienação. Com programas como Big Brother, que não tem um valor cultural e que induz a pessoa a ligar para eliminar "candidatos" e escolher um preferido em um reality show.
          As pessoas não sabem que perdem o tempo precioso, em que podiam estar lendo um livro e jornais para saberem o que se passa pelo mundo. O governo por sua vez sempre diz que está tudo bem, e joga debaixo do tapete as incríveis façanhas como a corrupção e as médias baixas na qualidade de vida do nosso país. Alienação é se deixar levar sem ter opinião e sem saber o porque das coisas.